top of page

EMAGRECIMENTO

Esse assunto é um dos mais discutidos na Educação Física, afinal a maioria das pessoas se encontra hoje em excesso de peso e acúmulo de gordura corporal.

Mas quais são as estratégias?

Image by Ehimetalor Akhere Unuabona
Emagrecimento e Hipertrofia: Sobre

A Fisiologia é nossa aliada

O processo de emagrecimento será conquistado sempre que atuarmos nas vias metabólicas do tecido adiposo do corpo. Desde o processo de síntese de gordura corporal, metabolismo da célula gordurosa até o processo de destruição da gordura dentro deste tecido.

O que é o salto calórico positivo?

A síntese ou deposição de gordura corporal ocorre sempre que há um saldo calórico positivo. Este é o resultado obtido entre o que se consome de calorias subtraídas das calorias que foram gastas.  O saldo calórico tem como base a Taxa Metabólica basal do indivíduo (TMB), que é obtida através de cálculos específicos. Esta taxa está diretamente ligada à massa corporal livre de gordura. Sendo assim, indivíduos com maior massa magra (muscular) terão maior taxa metabólica quando comparados com indivíduos com o mesmo peso, porém com menos massa muscular.

Quando atuamos reduzindo o aporte calórico do indivíduo ou aumentando o gasto energético, com o objetivo de promover déficit calórico, podemos mais assertivamente conquistar o emagrecimento.

Emagrecimento é um processo individual?

O metabolismo do tecido adiposo envolve várias reações químicas, gerenciadas por vários hormônios, enzimas e cofatores. Entendemos que existem várias maneiras de conquistar o processo de emagrecimento quando alteramos estas cascatas químicas envolvidas na fisiologia da célula gordurosa.

NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE 'FAZER CARDIO':

É ENTENDER, MENSURAR E ORGANIZAR AS CARGAS DE TREINO, HISTÓRICO HORMONAL, EXAMES DE SANGUE, AS EMOÇÕES E CONDIÇÕES BIOMECÂNICAS DO ALUNO PARA UM EMAGRECIMENTO EFETIVO.

Emagrecimento e Hipertrofia: Texto

O processo:

Poderemos conquistar o processo de emagrecimento sempre que:

  1. Promovermos um balanço ou saldo energético negativo.

  1. Atuarmos nas vias metabólicas do metabolismo adiposo.

  1. Promovermos destruição do tecido gorduroso.


Existem tratamentos específicos para cada um dos itens acima e dentro de toda esta complexidade que envolve o termo emagrecer, uma consulta com abordagem integrativa, completa e personalizada que vise entender todos os processos em disfunção no indivíduo em questão se fará como ferramenta essencial no sucesso terapêutico.

Dentro deste entendimento, se encaixa os cuidados da Medicina Integrativa que objetiva entender o indivíduo como um todo, sob os aspectos do corpo físico, mental e emocional de cada pessoa.

Emagrecimento e Hipertrofia: Texto
Ativado
Emagrecimento e Hipertrofia: Imagem

GANHO DE MASSA MUSCULAR: HIPERTROFIA

Ganhar massa muscular é algo saudável, positivo e interessante pensando no nosso processo de envelhecimento. É nosso índice de massa muscular que nos dará melhor qualidade de vida, equilíbrio e independência na terceira idade, assim como vigor, disposição, performance esportiva e atração estética na fase a partir do adulto jovem. Mais como funciona a HIPERTROFIA em detalhes?

Homem Fit
Emagrecimento e Hipertrofia: Sobre mim

Tipos de Hipertrofia: Sarcoplasmática e Miofibrilar

As adaptações que nosso organismo desenvolve estarão relacionadas a basicamente dois aspectos: neurais e morfológicos. As adaptações neurais estão relacionadas ao domínio sobre o músculo. Capacidade de recrutar unidades motoras, coordenação motora, entre outros.
Adaptações morfológicas são identificadas como aumento da massa muscular, aumento da capacidade de armazenar energia na célula muscular, capacidade de síntese proteica, etc.
Para falarmos sobre adaptações morfológicas precisamos conhecer duas estruturas presentes na célula muscular: miofibrilas e sarcoplasma.

Emagrecimento e Hipertrofia: Texto
estrutura-da-fibra.jpg
Emagrecimento e Hipertrofia: Imagem

Miofibrilas são estruturas presentes nas células musculares, são feixes de fibras, de uma maneira geral “é parte do músculo que contrai”.

Sarcoplasma é uma estrutura da célula muscular que envolve estruturas celulares menores, as miofibrilas, outras estruturas e também armazena nutrientes que serão usados para formar energia.

O fato é que estas duas estruturas hipertrofiam (aumentam de tamanho) em resposta ao treinamento de força.

Os tipos de hipertrofia (hipertrofia miofibrilar X hipertrofia sarcoplasmática) já foram assunto de muita discussão por profissionais de educação física.

É fácil de observar que o objetivo de 95% da população que ingressa num programa de treino é reduzir a massa gordurosa e aumentar a massa muscular.

Porém 99% destas pessoas não possuem conhecimento a respeito dos mecanismos fisiológicos e o que é necessário para proporcionar as mudanças que desejam.

Como funciona a hipertrofia metabólica ou sarcoplasmática?

Nas primeiras semanas de treino nosso organismo atravessa uma fase na qual serão desenvolvidas alterações muito especificas, que somente são observadas a esta velocidade neste momento. Uma delas, que confunde muito as pessoas que executam exercícios de força é a hipertrofia sarcoplasmática, essa “bolsa” abriga estruturas celulares e também nutrientes.

O líquido do sarcoplasma contém muitos nutrientes como Potássio, Magnésio, Fosfato, Glicogênio assim como muitas enzimas proteicas.

Ao submeter nosso corpo a exercícios, ou seja, a estímulos que antes não eram presentes na rotina ocorrerá aumento desta matriz celular, assim será possível a entrada/armazenamento de maior quantidade de nutrientes fornecedores de energia, assim como nutrientes que serão usados durante as reações químicas de contração.

Na prática, esta situação pode ser bem exemplificada da seguinte maneira: um individuo sedentário inicia um programa de treinos de musculação. Nesse processo, o tecido muscular irá aumentar significativamente nas primeiras semanas e/ou meses para assim armazenar mais energia e também para tornar viável aquele movimento que antes não era comum.

A célula muscular está se adaptando, estocando energia para suportar o aumento da demanda energética proporcionada pelos exercícios. Logo, o sarcoplasma para de se expandir com a mesma velocidade, nosso corpo se adapta com muita facilidade e logo a quantidade de energia armazenada se mostra suficiente para atender a demanda.

É neste momento que as transformações param de acontecer, a partir do momento que as adaptações estruturais são suficientes não existe estimulo para que continuem as mudanças.

A partir deste momento deve haver uma situação ideal de treino e dieta para que a hipertrofia miofibrilar seja também de forma pronunciada e continue acontecendo evolução dentro do objetivo proposto.

Emagrecimento e Hipertrofia: Texto

Estratégias Individualizadas

Assim como todos os treinamentos, o treino de hipertrofia deve ser mensurado e personalizado para cada aluno, levando em conta o biotipo e histórico, além da conjunção de fatores biomecânicos e dos princípios de especificidade do atleta em casos de performance esportiva.

Emagrecimento e Hipertrofia: Texto
bottom of page